• Inpacto-Facebook
  • Inpacto-Twitter
  • Inpacto-Flickr
  • Inpacto-Fale-conosco
Conferência da ONU discute pobreza e Desenvolvimento Urbano Sustentável
17-10-2016

De 15 a 19 de outubro acontece em Quito, no Equador, a Habitat III, conferência das Nações Unidas sobre Moradia e Desenvolvimento Urbano Sustentável. Repensar o planejamento e a gestão das cidades globais por meio da adoção da Nova Agenda Urbana é o principal objetivo da conferência. Para as Nações Unidas, o desenvolvimento urbano é um tema importante: a população urbana mundial deve quase dobrar até 2050.

A Nova Agenda Urbana reúne uma série de diretrizes que estabelecerão padrões globais para atingir o desenvolvimento urbano sustentável. O acordo deverá ser cumprido em paralelo à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, que instituiu os 17 objetivos globais. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) foram estabelecidos pelos 193 estados-membros da organização em 2015.

A pobreza também será pauta de discussões na Habitat III. Desde 2009, a maior parte da população mundial vive em cidades – que atualmente combinam história, civilização, diversidade e cultura. No entanto, as áreas urbanas também são marcadas pela pobreza, pela degradação ambiental, pela vulnerabilidade aos desastres e pelo impacto das mudanças climáticas.

Segundo a ONU, atualmente mais de dois terços da população global moram em cidades com níveis mais altos de desigualdade do que há 20 anos. “Autoridades eleitas, prefeitos, governadores e vereadores estão na frente de batalha pelo desenvolvimento sustentável das cidades”, afirmou o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, durante a abertura da Conferência.

Com informações de Nações Unidas
Imagem: Creative Commons