• Inpacto-Facebook
  • Inpacto-Twitter
  • Inpacto-Flickr
  • Inpacto-Fale-conosco
Empoderamento: data criada pela ONU celebra Dia Internacional das Meninas
11-10-2016

A data 11 de outubro foi instituída pela ONU como o Dia Internacional das Meninas. Defender o bem-estar, garantir os direitos humanos e o empoderamento das 1,1 bilhão de meninas do mundo estão entre os objetivos da organização internacional. A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, documento firmado em conferência no ano passado, especifica que educação de qualidade e serviços de saúde para as meninas são alguns dos compromissos dos países-membros da organização.

Na opinião do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, dar suporte às meninas é tanto “a coisa certa como a mais inteligente a ser feita”, uma vez que esse apoio tem efeito em cadeia em todas as áreas do desenvolvimento, atingindo inclusive as gerações futuras. “Nos comprometemos em acabar com a discriminação e a violência contra meninas, e práticas prejudiciais como o casamento infantil. Houve o compromisso de não deixar ninguém para trás”, disse Ban.

Babatunde Osotimehin, diretor-executivo do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), avalia que investir em meninas adolescentes permite que elas permaneçam na escola, adquiram habilidades, casem mais tarde e recebam uma renda maior para investir novamente em suas famílias e comunidades. “Estes investimentos devem ser orientados e informados por dados de alta qualidade para o máximo impacto e resultados, e para monitorar o progresso”, disse Osotimehin. “Isto é particularmente importante para identificar e abordar as necessidades das meninas mais marginalizadas — aquelas sobre as quais, muitas vezes, sabemos o mínimo”.

Boas Práticas no Brasil
No Brasil, uma das principais frentes de atuação das Nações Unidas e parceiros no empoderamento de meninas é o projeto “Uma Vitória Leva à Outra”, realizado no Rio de Janeiro. O programa da ONU Mulheres e do Comitê Olímpico Internacional, em parceria com ‘Women Win’ e o Comitê Olímpico do Brasil, tem apoio da Loteria Sueca e da marca Always.

Com informações de ONU Brasil
Foto: Creative Commons Image