Consumidores conferem origem de ovos pela internet
06-02-2009

Empresa britânica permite rastreamento das origens de ovos por parte de consumidores. Com um código impresso na embalagem, qualquer um pode conhecer as condições nas quais os ovos em questão foram produzidos

Por Repórter Brasil

Uma iniciativa de rastreabilidade em curso na Inglaterra aproxima consumidores com as condições de produção de gêneros alimentícios. A empresa Chippindale implantou um sistema para que qualquer comprador possa ter conhecimento das condições em que os ovos que vende foram produzidos

Para saber mais sobre a origem dos ovos, os consumidores precisam apenas digitar um código impresso em cada unidade em espaço reservado no siteWhere´s yours from (http://www.wheresyoursfrom.com/). Por meio do código, as pessoas têm acesso a um conjunto de informações sobre as condições (ambientais, trabalhistas, etc.) da propriedade da qual aquele ovo partiu, no início da cadeia produtiva, até as prateleiras.

Os ovos orgânicos rastreáveis comercializados pela empresa são acondicionados em caixas que têm uma identificação especial e são vendidos prioritariamente por uma cadeia específica de mercados do Reino Unido. Os consumidores que inserem recorrentemente os códigos dos ovos também podem concorrer a prêmios. Os participantes assíduos podem ganhar até £ 100 (R$ 333) em bônus para compras de outros itens em mercados.

O preenchimento de um questionário no site também garante pequenos brindes aos consumidores. Entre as perguntas, a empresa busca saber das pessoas quais outros produtos elas também gostariam de rastrear e quanto elas pagariam pagar a mais por produtos com origem comprovada.

Além da rastreabilidade e dos prêmios, os consumidores ainda podem conferir os valores nutricionais dos ovos e visualizar receitas especiais com ovos.

Clique aqui para conhecer o Where´s yours from