Pesquisa refina cadeias que ligam SP e Amazônia
28-01-2011

Comitê de Acompanhamento dos Pactos da Madeira, da Soja e da Pecuária – formados no âmbito do Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia – apresenta 2º estudo em seminário que será realizado em 23 de fevereiro

Por Repórter Brasil

As relações existentes entre a pujança econômica da principal cidade do país com a ocorrência de impactos sociais e ambientais no bioma amazônico são mais uma vez o foco de apurações complementares da articulação intitulada Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia. O segundo estudo dá prosseguimento ao primeiro estudo que tratou do mesmo tema, apresentado há mais de dois anos (outubro de 2008).

O resultado do trabalho, que contou com a participação da Repórter Brasil em parceria com a Papel Social Comunicação, será apresentado em seminário marcado para o próximo dia 23 de fevereiro, em São Paulo (SP).

Na tarde do mesmo dia, também será realizado um encontro fechado entre os entes signatários (empresas, organizações etc.) dos Pactos da Madeira, da Soja, e da Pecuária – iniciativas que surgiram e estão sendo mantidas no âmbito do Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia.

Confira os detalhes do evento:

CONVITE

Seminário para apresentação do 2º estudo Conexões Sustentáveis: São Paulo-Amazônia

Prezado(a)s, Signatário(a)s,

O Comitê de Acompanhamento dos Pactos convida para o Seminário em que um novo estudo das cadeias produtivas dos Pactos da Madeira, da Soja e da Pecuária será apresentado, mostrando qual é a situação atual do desmatamento e do trabalho escravo na região amazônica, e as conexões destas práticas com os negócios na cidade de São Paulo.

Também será realizada uma reunião fechada com as empresas signatárias sobre uma agenda de políticas públicas a ser construída e trabalhada dentro da iniciativa Conexões Sustentáveis.

Data: 23/02/2011

Horário: 9h00 – 17h00

Local: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141 – São Paulo

Programação

9h00 Abertura

Instituto Ethos – Jorge Abrahão

Rede Nossa São Paulo – Oded Grajew

Fórum Amazônia Sustentável – Sergio Mauro Santos Filho (ISA)

9h30 Apresentação do novo estudo das cadeias produtivas dos Pactos da Madeira, Soja e Pecuária

Leonardo Sakamoto (Repórter Brasil)

Marques Casara (Papel Social Comunicação)

10h30 Intervalo para café
11h00 Palestra – Análise do novo estudo, tendo em vista o compromisso das empresas, a mobilização da sociedade e as políticas públicas necessárias para promoção da sustentabilidade nas cadeias dos pactos

Valmir Ortega (Diretor do Programa Cerrado-Pantanal – Conservação Internacional do Brasil)

12h00 Questões da platéia
12h30 Intervalo para almoço
14h00 – Apresentação da proposta do CAP de uma agenda de políticas públicas para a iniciativa Conexões Sustentáveis

– Grupos de debate entre as empresas signatárias sobre a agenda

16h30 – 17h30 Fechamento de um posicionamento do Conexões Sustentáveis a ser aprovado pelas empresas signatárias

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

A presença de todas as empresas signatárias é fundamental. Contamos com a presença de todos.

Comitê de Acompanhamento dos Pactos 
Amigos da Terra – Amazônia Brasileira, Grupo Carrefour, Grupo Orsa, Grupo Pão de Açúcar, Imaflora, Imazon, Instituto Akatu, Instituto Ethos, Instituto Socioambiental, Rede Nossa São Paulo, Papel Social Comunicação, Repórter Brasil e Walmart

Secretaria Executiva
Instituto Ethos