JBS reassume compromisso contra trabalho escravo
01-08-2014

Entre as primeiras associadas ao Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPACTO), a JBS reafirmou, em um comunicado sobre a adesão, o seu “compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores limpa e responsável”.

Leia abaixo o comunicado oficial:

A JBS faz parte do primeiro grupo de empresas a aderir ao Instituto Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo (InPacto), uma iniciativa lançada em maio de 2014 com o objetivo de fortalecer e ampliar as ações contra o trabalho escravo no Brasil. Ao aderir aos compromissos do novo pacto a empresa reafirma seu compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento de uma cadeia de fornecedores limpa e responsável.

“Com uma série de medidas adotadas pela empresa ao longo dos últimos anos, a JBS passou monitorar toda a sua cadeia produtiva, evitando negociar com empresas que se utilizam de práticas de trabalho escravo no Brasil. Realizamos anualmente auditorias independentes para garantir que toda a matéria-prima adquirida pela companhia seja proveniente de fornecedores que não utilizam mão de obra análoga à escravidão”, afirma Márcio Nappo, diretor de sustentabilidade da JBS.

O compromisso da JBS contra o trabalho escravo é parte de um processo mais abrangente que a companhia realiza diariamente em suas operações de compra de matéria-prima. A JBS tem um compromisso com a produção sustentável, desde a origem de sua matéria-prima e por toda a sua cadeia de produção, garantindo que seus produtos não estão envolvidos com o uso de trabalho escravo, desmatamento e outros crimes ambientais como invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental.

Para garantir este compromisso, a empresa possui um sistema de monitoramento socioambiental de seus fornecedores de matéria-prima que utiliza imagens de satélite das propriedades, dados georeferenciados das fazendas e informação de órgãos públicos oficiais, como Ibama e o Ministério do Trabalho, para análise dos seus fornecedores. Esse sistema monitora diariamente a base de fornecedores na companhia com a finalidade de garantir que estejam em conformidade com os critérios socioambientais da empresa.

Faça parte desta iniciativa

Antigos signatários do Pacto Nacional Pela Erradicação do Trabalho Escravo e empresas que querem fazer parte deste compromisso devem se associar ao InPACTO, instituto criado em maio deste ano com o objetivo de promover a prevenção e a erradicação do trabalho escravo no Brasil, nas cadeias produtivas de empresas nacionais e internacionais. A mudança do modelo de gestão do Pacto para um instituto composto por empresas, organizações da sociedade civil e organizações representativas dos trabalhadores é resultado da exitosa experiência da iniciativa original em promover ações de responsabilidade social empresarial entre seus signatários.
Ao associar-se ao InPACTO, a empresa passa a ter um papel mais ativo nesse novo modelo de governança. Só poderão se associar empresas que não tiverem o nome incluído na Lista Suja (Cadastro de Empregadores da Portaria Interministerial, regulado pela portaria 02/2011, do MTE/SDH). A associação deve ser feita conforme o Estatuto Social do instituto.
Os associados, além de fornecer todas as informações inseridas no questionário de pesquisa e monitoramento, deve se responsabilizar por supervisar, em suas atividades diretas e em suas cadeias produtivas, os Termos do Pacto Nacional pela Erradicação do Trabalho Escravo. Também faz parte do compromisso dos associados manter em sigilo quaisquer informações do processo de monitoramento a que vierem a ter acesso neste processo.
Como formalizar a associação?

A organização interessada em associar-se ao InPACTO deverá seguir as seguintes orientações:
1.Ler todos os documentos de referência do InPACTO, a saber: Estatuto Social; Regimento Interno; e Código de Conduta;
2. Preencher a ficha de cadastro;
3. Baixar o termo de associação e compromisso, completar as informações, imprimir, assinar e enviar para a Secretaria Executiva do InPACTO, no seguinte endereço:
Secretaria Executiva do InPACTO
Rua Dr. Fernandes Coelho, 85 – 10º andar
CEP: 05423-040 | São Paulo – SP | Brasil

Quem já faz parte do InPACTO?

Empresas Associadas
Banco Industrial e Comercial S.A
C&A Modas Ltda.
Cargill Agrícola S.A.
Carisma Confecões de Murião Ltda
Carrefour Indústria e Comércio Ltda.
Centrais Elétricas do Norte do Brasil S.A- Eletronorte
Construção e Comércio Camargo Correa
Generale Comércio e Confecções de roupas LTDA
Grupo André Maggi
Gusa Nordeste S.A.
JBS S.A.
Lobo Industria e Comércio Ltda.
Lojas Renner S.A.
Lumafer Com de Artigos do Vetuá¡rio Ltda
Minerva Foods
Walmart Brasil Ltda.

Organizações Associadas
ABIOVE
Instituto Ethos de Responsabilidade Social e Empresarial
Instituto Observatório Social
Repórter Brasil
SEBRAE-TO