Hoje é o último dia de inscrição para o Prêmio MPT de Jornalismo
06-05-2015

Terminam nesta quarta-feira (6), às 23h59, as inscrições da edição 2015 do Prêmio MPT de Jornalismo. Iniciativa do Ministério Público do Trabalho, a premiação está com novas regras e prêmios maiores. Podem concorrer reportagens dedicadas à investigação e à denúncia de irregularidades trabalhistas publicadas em veículos de comunicação de todo o País entre 1º de agosto de 2014 e 1º de maio de 2015. O trabalho escravo contemporâneo está entre os temas.

Ao todo, são oito categorias: jornal impresso, revista impressa, radiojornalismo, telejornalismo, webjornalismo, fotojornalismo, universitário e repórter cinematográfico. Além disso, há as categorias especiais “fraudes trabalhistas” e a nova “MPT de jornalismo”, concedido à melhor reportagem entre todas as vitoriosas das categorias nacionais.

Os vencedores desses prêmios especiais receberão, cada um, R$ 45 mil. A categoria “mídias sociais” foi substituída pela “universitário”, voltada a reportagens produzidas por estudantes de graduação em Jornalismo.

A disputa compreende duas fases. Na primeira, os trabalhos concorrem ao primeiro lugar por categoria, em cada uma das cinco regiões do Brasil. Mais tarde, os campeões regionais disputam a fase nacional com os melhores de cada região, podendo, assim, serem premiados novamente. Em todas as etapas, a seleção das reportagens é realizada por um júri composto por jornalistas convidados e integrantes do MPT.

Os recursos financeiros da premiação (R$ 400 mil no total) resultam de acordo judicial em ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Trabalho. Mais informações e o regulamento completo em www.premiomptdejornalismo.com.br e na página da premiação no Facebook  https://www.facebook.com/premiomptdejornalismo.

Fonte: MPT