Brasil participa de campanha da ONU contra tráfico de seres humanos
27-07-2015

De 27 a 31 de julho, os estados brasileiros se mobilizam pelo enfrentamento ao tráfico de seres humanos. A ação faz parte da Campanha Internacional Coração Azul, lançada em 2013 pelo Escritório das Nações Unidas Sobre Drogas e Crime. A ONU instituiu 30 de julho como o Dia Mundial de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas.

No Brasil, a iniciativa é coordenada pelo Ministério da Justiça e tem a participação de vários órgãos públicos e não-governamentais. Durante a semana de mobilização, o governo do Amazonas vai realizar uma série de atividades socioeducativas para conscientizar a população sobre o tema. A abertura oficial da programação vai ser nesta terça-feira (28), às 14h, no auditório da OAB, na zona centro-sul de Manaus.

Segundo a Sejusc – Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Amazonas – o tráfico de pessoas é um crime que pode ter vários fins, como exploração sexual, retirada de órgãos, adoção ilegal, casamento servil, trabalho escravo e infantil.

De acordo com a secretária da Pasta, Graça Prole, as atividades vão abordar todos esses aspectos. Ela conta como a população pode participar: “Os eventos serão abertos. Nós estamos articulados com a Polícia Rodoviária Federal, que vai nos ajudar na abordagem, a Polícia Federal, o Ministério Público do Trabalho, as universidades. Nas comunidades, nós vamos fazer a abordagem nas escolas e, especialmente, nas abordagens educativas. Lá na beira do mercado, na beira do rio, no porto, no aeroporto, a gente vai estar diretamente no corpo a corpo com a população”.

No Mato Grosso, além de palestras para a sociedade, a campanha também vai ser divulgada com a distribuição de panfletos na Rodoviária de Cuiabá e no Aeroporto Marechal Rondon. Uma Audiência Pública vai debater o assunto no dia 06 de agosto, na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, às 19hs00min.

Em vários estados, os prédios vão ser iluminados de azul como um alerta à população. O Ministério da Justiça informou que vai divulgar no dia 30, dados sobre o tráfico de pessoas no Brasil. As denúncias relacionadas a esse crime podem ser feitas pelo Disque 100 ou Disque 180.

Clique aqui para saber mais sobre a campanha.

Leia sobre a campanha do ano passado.

Fonte: EBC

Imagem: ONU/Divulgação