OIT e Contag lançam portal para denúncias de trabalho escravo no campo
26-11-2015

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) e a Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) criaram um portal para ampliar o número de denúncias vindas do campo. O canal foi inicialmente pensado para facilitar as denúncias de sindicatos rurais e ampliada para a sociedade.

A denúncia feita no portal gera um protocolo que serve para o acompanhamento do processo. Conforme divulgou o site das Nações Unidas, ” expectativa é alcançar regiões distantes do país, que nem sempre dispuseram de ferramentas adequadas ou de instituições parceiras que pudessem disseminar as denúncias”. A ferramenta também servirá para ajudar a monitorar a capacidade do Estado de investigar e combater o trabalho escravo.

O portal traz uma série de perguntas sobre o denunciado, as condições e relações de trabalho e a qualidade do alojamento e da alimentação oferecida aos trabalhadores. A denúncia pode ser anônima ou identificada. Todas as informações da denúncia são sigilosas e apenas as pessoas responsáveis pela fiscalização terão acesso a elas.

Conheça o portal, acesse: http://www.contag.org.br/assalariados/?page=denuncia

*Com informações do site das Nações Unidas e da Contag.

Imagem: Governo de Santa Catarina