Você sabe em que condições foram feitos os sapatos que você usa? Assista
02-03-2016

Você sabe em que condições foram feitos os sapatos que você está usando hoje? É o que a campanha Change your Shoes está fazendo os consumidores pensar. Dois vídeos que circulam na web chamam a atenção para violações sistemáticas de direitos humanos, com o objetivo conseguir apoio para cobrar transparência, ética e sustentabilidade na cadeia produtiva dos calçados.

Apenas em 2014, mais de 24 bilhões de pares de sapatos foram produzidos no mundo. Uma média de mais de três pares por pessoa. Cerca de 87% da produção vem da Ásia. Os dados são do World Footwear Yearbook 2015.

Segundo o site da campanha, as queixas dos processos de produção da indústria de couro e de calçados são em grande parte pouco conhecidas. Diferentemente dos movimentos que escancararam os principais problemas no setor têxtil, o setor de calçados ainda está no escuro.

Entre as mudanças que a campanha propõe também está o comportamento do consumidor, que é convidado a repensar os seus hábitos de consumo e oferecem dicas em como escolher melhor os seus sapatos, utilizá-los por mais tempo e evitar compras desnecessárias.

Imagem: Reprodução