Edição de 2016 do Círio de Nazaré terá campanha pelo trabalho decente
30-09-2016

Ocorreu na quinta-feira, 22, o lançamento da campanha “Trabalho digno é sagrado, ainda mais no Círio de Nazaré”. A iniciativa, baseada em projetos realizados em megaeventos como a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas do Rio, promoverá ações de geração de emprego, trabalho e renda, proteção social e conscientização sobre a importância do trabalho decente.  Mais de 15 instituições devem trabalhar em conjunto, até o mês de outubro, quando acontece a festa do Círio.

A campanha é a primeira iniciativa com recursos do termo de cooperação entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e Ministério Público do Trabalho (MPT), assinado em agosto no Peru. O acordo entre OIT e MPT prevê a destinação de recursos de dano moral coletivo e multas para ações que visem à proteção do trabalho digno no Brasil.

“Essa parceria proporcionará uma capilaridade na região capaz de atuar na prevenção ao trabalho infantil e escravo, não somente na repressão ao problema”, afirmou o procurador-geral do Trabalho, Ronaldo Fleury, presente ao evento de lançamento da campanha em Belém, na quinta-feira, 22.

A campanha para garantir o trabalho digno na festa religiosa integra o “Projeto de Promoção do Trabalho Decente no Círio”. O projeto foi baseado em iniciativas similares realizadas em megaeventos sediados no Brasil.  Essa metodologia foi replicada também em outros grandes eventos pelo país, como o Carnaval de Salvador (BA), onde foi lançada a Ecofolia, que registrou e formalizou a mão de obra de todos os catadores de materiais recicláveis do evento, além de coibir o trabalho infantil.

No Círio, o projeto promoverá ações divididas em três eixos temáticos: oportunidades de geração de emprego, trabalho e renda; proteção social; e conscientização sobre a importância do trabalho decente. As ações beneficiarão especialmente artesãos de miriti (fibras de palmeira extraídas de matas, várzeas e igarapés) da cidade de Abaetetuba (PA), ambulantes e catadores de materiais recicláveis que atuam no entorno do Círio.

Festa religiosa
O Círio de Nazaré é uma das maiores festas religiosas do mundo, realizada todos os anos no 2º domingo do mês de outubro. O evento reúne mais de 2 milhões de romeiros em Belém do Pará e envolve cerca de 27 mil pessoas de diversas instituições parceiras.

Com informações do MPT/Pará
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil