Encontro com Associados InPACTO discute nova portaria e empregabilidade dos imigrantes
29-03-2018

No primeiro Encontro com Associados InPACTO de 2018, temas como a nova portaria, mitos que cercam a inspeção do trabalho e a empregabilidade dos imigrantes estiveram em pauta. Para aprofundar os assuntos e promover a troca de conhecimento, foram organizadas palestras com o auditor fiscal do Ministério do Trabalho, André Roston, e com a assessora técnica da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, Camila Barrero.

“O Encontro com Associados InPACTO é um espaço de diálogo, de ampliação de conhecimento e uma oportunidade para os associados ao instituto se inspirarem e promoverem as boas práticas em suas organizações”, ressalta Vania Schoemberner, coordenadora de Mobilização e Relacionamento do InPACTO.

A empregabilidade dos imigrantes chamou a atenção dos participantes por ser um processo simples e uma medida que rompe o ciclo do trabalho escravo, uma vez que tira essa população da vulnerabilidade. De acordo com Camila Barrero, o acesso ao mercado de trabalho é um dos cinco eixos mais comuns da política de integração dos imigrantes. Ela destaca que fluência em línguas, capacidade de adaptação, comprometimento e determinação, e formação são alguns dos fatores que qualificam os imigrantes para as oportunidades de emprego.

O próximo Encontro com Associados InPACTO será realizado em junho.