InPACTO participa de iniciativa inédita sobre os principais desafios do vestuário no Brasil
24-05-2018

Ao longo de 18 meses, o Laboratório da Moda Sustentável – Por um setor do vestuário mais sustentável e justo, uma iniciativa multissetorial em nível nacional com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do vestuário no Brasil, reuniu lideranças de diversos segmentos para dialogar e repensar a estrutura produtiva do setor, desde o aspecto sustentável da fabricação até a melhoria das condições de trabalho no segmento para os próximos anos.

Dentro desse propósito, o InPACTO, assim como as outras organizações convidadas subsidiaram as discussões com suas experiências nos diferentes elos da cadeia do vestuário e em temas como condições de trabalho precarizado, informalidade, imigração e questões ambientais, sociais e de consumo, entre outros.

“Foi um aprendizado muito rico e que ampliou o nosso olhar para todos os desafios do setor. Contribuímos com a nossa experiência na prevenção do trabalho escravo nas cadeias produtivas, ancorando os aspectos da condição de trabalho de forma transversal, como um dos eixos da gestão de negócios”, ressalta a diretora executiva do InPACTO, Mércia Silva.

Com contribuições valiosas e estruturação de iniciativas multissetoriais para a inovação do setor, existe um movimento para a continuidade do projeto visando a implementação das ações.

O Laboratório da Moda Sustentável – Por um setor do vestuário mais sustentável e justo é resultado da parceria entre Organização Internacional do Trabalho (OIT), Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX), Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com o patrocínio do Instituto C&A e realização do Instituto Reos.