PROJETO MESA DE CAFÉ BRASIL

Iniciativa do InPACTO tem como meta tornar o setor cafeeiro brasileiro uma referência mundial de práticas socialmente sustentáveis, condições dignas de trabalho, inovação e transparência em todos os elos da cadeia produtiva

O Brasil é o maior produtor de café do mundo e mais da metade da safra nacional vem de Minas Gerais. O estado gera mais de 3 milhões de empregos diretos e indiretos do setor no país. Ser uma referência mundial em café, coloca o Brasil numa posição de destaque, especialmente em relação aos desafios associados a violações trabalhistas e a direitos humanos em sua cadeia produtiva.

Para fomentar a transparência das ações de proteção social na produção do café brasileiro, o InPACTO, em conjunto com a Catholic Relief Service (CRS), iniciou em 2017 o Projeto Mesa de Café Brasil. No foco da iniciativa, a mobilização de produtores e empresários do setor cafeeiro, governos, entidades representativas e sociedade civil.

A estratégia do Mesa de Café Brasil, para fazer frente às demandas e expectativas internacionais e às próprias necessidades de transparência do mercado global, é ampliar o envolvimento de todos os atores na promoção de uma agenda positiva e transformadora, com compromissos e responsabilidades compartilhadas, em prol do trabalho decente na cadeia produtiva do café.

Para isso, o Mesa de Café Brasil prevê:

1)      Mesas de diálogo com o poder público, setor privado e sociedade civil

2)      Análise e organização de dados do setor que irão subsidiar um diálogo franco sobre desafios e soluções

3)      Dar visibilidade as boas práticas e iniciativas de sucesso para que possam ser replicadas

Além da CRS – organização não governamental americana com experiência no enfrentamento à escravidão modera em mais de 30 países, o Mesa de Café Brasil tem como parceiros o Conselho dos Exportadores de Café (Cecafé), Plataforma Global do Café (GCP) e Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Assista ao vídeo de apresentação do Projeto Mesa de Café, clique aqui

 

Acompanhe o Projeto Mesa de Café Brasil:

23/04/2018: Mesa de Café Brasil participa de reunião do Comitrate MG

30/03/2018: Mesa de Café Brasil realiza oficina sobre os instrumentos normativos para sustentabilidade social do setor

23/03/2018: Mesa de Café Brasil destaca a importância do trabalho decente para a sustentabilidade da cadeia do café

23/02/2018: Mesa de Café Brasil mobiliza organizações para diálogo sobre os desafios do setor cafeeiro

18/12/2017: InPACTO participa de workshop e treinamento nos Estados Unidos

10/11/2017: InPACTO e CRS levam Projeto Mesa de Café Brasil para evento internacional